quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Homero Silva - Biografia

(Apresentador, locutor)


30 de janeiro de1918 - 19 de setembo de 1981

A vida de um rapaz de origem humilde, pai falecido, cuja mãe fabricava sabão caseiro para que ele vendesse de porta em porta. Dessa forma garantindo o sustento da família.
Se formou em direito por uma das pricipais universidades do país e tornou-se o primeiro apresentador de TV do país e América Latina.




Homero Silva nasceu em São Paulo, capital, mais propriamente no bairro do Cambuci, no dia 30 de janeiro de 1918. Descendente de italianos, seu pai era Eloi Domingues da Silva e a mãe dona Candida. Aos 18 anos Homero Silva perdeu o pai, e ele e mais um irmão menor, ficaram aos cuidados de Candida. O pai, fotógrafo, era pobre.

E assim, Homero e o irmão Gilberto, acostumaram-se a dividir tudo, até um par de sapatos, pois a mãe comprava um número intermediário, que pudesse servir aos dois, na hora de irem à escola. E eles iam em turnos diferentes. Assim mesmo ambos conseguiram entrar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, respectivamente em primeiro e segundo lugares. E isso aconteceu durante o curso todo. Ora um era o primeiro, ora outro.

Rapazes sérios, religiosos, extremamente inteligentes, eram admirados por todos. Gilberto, o mais novo, prosseguiu a carreira jurídica, mas Homero fez um concurso de locutor na Rádio Tupi de São Paulo, e passou, pois era dono de uma voz bonita e marcante. E aí começou a carreira que, se não única, foi a mais importante de sua vida. Logo chegou a diretor da emissora. É preciso lembrar que seu grande sucesso deu-se à apresentação do programa infantil "Clube do Papai Noel", onde ele era tão querido que as crianças o chamavam de "Papai Noel".

Nesse programa iniciaram a carreira artística: Hebe Camargo, Erlon Chaves, Wilma Bentivegna, Wanderley Cardoso, Vida Alves, e muitos outros. Foi um acontecimento esse programa que começou na rádio e, mais tarde, transferiu-se para a televisão.

Homero Silva, aliás, foi escolhido para ser o primeiro locutor, aquele que apresentou a PRF3-TV Tupi, aos telespectadores, no lançamento da primeira emissora de televisão da América Latina.

Homero Silva, alguns anos antes havia se casado com Yolanda, Filha de Maria, e ele era Congregado Mariano. Desse casamento nasceram dois filhos: Célia e Homerinho (Homero Silva Filho). Na televisão Homero era super admirado pela perfeição de suas apresentações, por sua cultura, por sua verve. Apresentava também outros programas: "Ponta de Lança", "Boa Noite Amigos", e o famoso "Clube dos Artistas", que foi uma criação de Airton Rodrigues, mas teve Homero Silva como apresentador por muitos anos. Homero Silva, porém, não se satisfez somente com a vida artística, embora tivesse total sucesso. Foi para a política. Foi vereador da cidade de São Paulo, por duas vezes. Foi deputado, também por dois mandatos. E foi candidato à Prefeito, perdendo apenas por 50 votos, o que até suscitou muita polêmica, mas Homero, homem sério, quis deixar de lado e prosseguiu sua vida.

Quando deixou a TV Tupi, Homero Silva foi ser Presidente da Fundação Padre Anchieta e, posteriormente, diretor artístico da Rádio Cultura. Homero Silva, ainda desejoso de eternamente lutar, entrou para as lides universitárias e foi professor de Direito Constitucional na F.M.U. e nas Faculdades de Bragança Paulista. Isso o fez rejuvenescer, pois adorava estar com os jovens, assim como tinha adorado trabalhar com crianças. Uma das coisas que criou, com muito êxito foi a "Campanha do Natal da Criança Pobre", que aconteceu por vários anos consecutivos e que revolucionou todo o bairro do Sumaré, que era chamado de "A cidade do rádio", pois era a sede das Rádios Tupi Difusora e da Televisão Tupi. Assim foi Homero Silva, que faleceu em 19 de setembro de 1981.

Ele havia se casado pela segunda vez com Mariinha, e com ela teve a filha Silvana, que é médica. E ele estava com Mariinha quando faleceu. Ao seu enterro compareceram centenas de amigos, entre artistas, advogados, professores, políticos e fãs. Sempre admirado, sempre querido. "Perda muito sentida", disseram todos. Perda, não só de um luminar do rádio e da televisão, mas de um homem sério, respeitado, honesto e que sempre soube ajudar seus colegas. "Meu verdadeiro guru", diz Vida Alves, que sempre o considerou um grande amigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!!!