sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A DIFÍCIL ARTE DE SER HONESTO NO PAÍS DOS ESPERTOS.


Ao que tudo indica, tentar ser honesto é ser um incomodo antes de tudo. Porque você acaba dificultando a vida dos outros. Me refiro a princípios bem básicos da convivência diária entre amigos.
Se você for honesto e quiser ir a um Festival ou a uma peça de teatro que custa 300 reais e não tem uma carteira de estudante falsificada e nem a grana toda para bancar a diversão, ponto, já começarão seus problemas. O que fazer?

Tem um amigo que consegue pra ti a carteira para pagar meia. Tem o que vai dizer "que se foda, os empresários estão colocando o preço nesse valor para que quem pague meia pague o valor real então você não estará prejudicando ninguém" e se você for honesto vai dizer - "Considerando que os preços são injustos porque todos os envolvidos tem interesses desonestos, se eu fizer isso estarei compactuando com esse equívoco". Ou você vai perder a diversão ou terá de se virar para pagar o valor total. Serás o chato. O Estorvo o Falso Moralista.

O mesmo acontece quando você pega a estrada em direção ao litoral e a estrada é uma porcaria, não comporta todos os carros. Começa um engarrafamento enorme e pronto, os espertos decidem que não vão fazer papel de otário e começam a ultrapassar pelo acostamento. Seus amigos irritados com o trânsito parado dizem: "Pega o acostamento e vamos nessa!!! Tá todo mundo indo por ali, conseguiremos chegar mais rápido". Então se você for honesto criará mais um problema - " O acostamento não é lugar de transitar, estamos nesse engarrafamento e com tudo parado porque provavelmente lá na frente onde os carros devem voltar a pista normal esses atravessadores estão tumultuando tudo. O acostamento é para quem precisa parar o carro e não para transitar cortando o fluxo".
Vão ficar puto com você e provavelmente nunca mais escolherão sua carona. Você é o Mala, o Trouxa que atrasou a viagem de todo mundo.

E quando estás na escola e tem um esperto que não prestou atenção na aula, não estudou, e fica te pedindo cola? Fica te pedindo ajuda no meio da prova, sabendo que pode te prejudicar. E você nega a cola porque está concentrado e tem receio de que possa ser flagrado passando cola, mas principalmente porque não acha correto o ditado "Quem não cola não sai da Escola" porque seu pai lhe ensinou que a escola é o lugar onde você vai para tentar aprender algo e que depois isso será útil para te levar a faculdade e na faculdade se você quiser ser um profissional com conhecimento da sua profissão precisará prestar atenção nas aulas e estudar. Imagine um médico pedindo cola no meio da cirurgia, ou um engenheiro colando para construir um pilar de um prédio?
Seu amigo de classe vai espalhar pra todo mundo que você é um babaca e que não quis ajudá-lo na prova.

Pois estes são pequenos exemplos do dia dia que podem lhe tornar um mala sem alça, o pentelho, a companhia desnecessária. Pois o Brasil é um país feito e construído para os espertos. Um país onde o que vale não é o bom funcionamento de um sistema para todos, mas o bom funcionamento do sistema para aquele que pode se dar bem.

Por isso tantas burocracias para documentações, por exemplo. O que você precisa para tirar uma certidão para sua empresa ou um documento para resolver qualquer pendenga que apareça tem dois caminhos: O normal... que vai lhe custar horas e mais horas de filas e despachantes e o diabo a quatro ou o da "Cervejinha" para que ele saia até no mesmo dia. Qual caminho você escolherá?
Dependerá da necessidade a qual está disposta sua condição. E em algum momento vão lhe jogar para o lado dos espertos, porque esse é o normal, o certo, o viável. Mesmo sendo o equivocado, o prejudicial e o burro.

Por último uma das questões mais delicadas. Os impostos. Pagamos milhares de impostos e não temos os serviços públicos e a parte do Estado funcionando a nosso favor. e você deixa de pagar é sonegador e para sonegador não há trégua - O GOVERNO ESTÁ DE OLHO - a menos que você tenha um Caixa 2 para resolver eventuais problemas com as autoridades. Ou seja... a corrupção está entranhada em nossa sociedade de tal forma que já faz parte dos seus batimentos cardíacos como se fosse um gene seu ao qual mais cedo ou mais tarde terás de ceder.
O que você faz?

Enfim, se é difícil ser honesto e não ser taxado de chato, babaca, falso moralista, e tantos outros adjetivos no cotidiano, IMAGINA para quem quer ser honesto e mudar algo DENTRO DO NINHO DOS RATOS. Imagine para um político sério a dificuldade que não é conviver e atuar ao lado de um monte de outros políticos que vieram do povo e tem a linha de raciocínio que conduz a mentalidade popular, lidando com milhões de reais, regalias e influências que lhes alçam a condição de detentores das ESCOLHAS que possam ajudar a quem possa ajudá-los.

Entra a figura do "Rouba mas FAZ" que no fim das contas é aquele amigo que tira a parte dele - que NÃO DEVERIA SER DELE - mas faz o que deveria ser sua OBRIGAÇÃO.

O "Rouba mas FAZ" é o mesmo que passa cola, que ultrapassa pelo acostamento, que tem carteirinha falsificada para pagar meia. Porque ele está sempre colaborando com os "amigos" e realizando o que precisa para O MOMENTO.

Dessa forma fica complicado pensar no BRASIL sobre o conceito de HONESTIDADE. Porque quando criaram o conceito de honestidade provavelmente não pensaram na quantidade de variáveis que iriam ATRASAR a vida de um cidadão honesto.
Então a conclusão é a seguinte:

Em algum momento você precisará ser desonesto para livrar-te de algo que lhe prenderá pelo caminho e quando isso acontece você perde a moral para questionar os outros desonestos e ASSIM perdura-se A MENTALIDADE que rege o país.

Será que é possível ser totalmente honesto?
HONESTAMENTE... acho que não.
Mas é possível tentar ser o máximo que der e resistir onde for mais importante.

Pense sobre isso.

Ah se a criatividade que temos para o Jeitinho Brasileiro fosse usada em prol apenas do nosso crescimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!!!